Em
destaque

RELATÓRIO DO 2º SEMESTRE DE 2016 SOBRE EMPREGO E FORMAÇÃO

 

 O Centro de Relações Laborais promoveu a apresentação pública do Relatório sobre Emprego e Formação Profissional relativo ao 2º semestre de 2016, no dia 17 de julho, no Salão Nobre do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social - MTSSS, na Praça de Londres, em Lisboa.

 A apresentação foi realizada pelos autores do relatório, Mário Caldeira Dias, Teresa Sabido Costa e Teresa Pina Amaro, seguida de uma intervenção do Senhor Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita.


 As grandes linhas de orientação deste relatório foram definidas pelo Plenário do CRL e a sua elaboração foi acompanhada por uma Comissão Científica constituída por especialistas da comunidade académica. 

 Estes relatórios visam disponibilizar um conjunto de dados tratados sobre as questões do emprego e da formação e de outras variáveis com elas mais correlacionadas, que contribuam para melhor compreender e agir no contexto do mercado de trabalho e no contexto económico e institucional que o enquadram, designadamente, a evolução do emprego e do desemprego; os fluxos entre o emprego, desemprego e inatividade; as remunerações e as medidas ativas de emprego e formação. O relatório do 2º semestre de 2016 contém uma análise plurianual aprofundada que permite enquadrar de forma dinâmica e estática a evolução dos semestres subsequentes. 


 Em síntese, trata-se de documentos que procuram informar e fundamentar a reflexão e ação dos parceiros sociais nas várias dimensões da sua atividade e objetivos. 

 

Pode consultar o Relatório (versão 26-07-2017) aqui.
Pode consultar a adenda do Relatório (dados do IEFP e EUROSTAT a dezembro de 2017) aqui.
Pode consultar o respetivo Anexo Estatístico aqui.

Consulte o discurso do Presidente do CRL aqui.