COMISSÃO CIENTÍFICA

No âmbito das funções de acompanhamento da evolução do emprego e da formação profissional são cometidas ao Centro de Relações Laborais (n.º2, do art. 3.º do DL 189/2012) um conjunto de atribuições, das quais se destaca a elaboração de relatórios de informação socioeconómica sobre o mercado de emprego, a divulgar semestralmente; e o acompanhamento da execução de medidas e programas de ação no âmbito do emprego e da formação profissional.

Os relatórios semestrais de informação socioeconómica sobre o mercado de emprego são elaborados pela sua equipa técnica, apoiada pela coordenação científica de um especialista em emprego e formação profissional. Para o efeito, é convidado anualmente um professor universitário com experiência relevante nos domínios do emprego.

Por deliberação do plenário do CRL, foi criada uma Comissão Científica para os relatórios semestrais do Emprego e Formação Profissional constituída por professores de diferentes universidades portuguesas, especialistas nesta área e presidida pelo Presidente do CRL. Nela participam, ainda, os peritos que colaboram com o CRL na dinamização de projetos específicos, bem como o coordenador executivo e os técnicos do CRL.

Pretende-se com esta Comissão, promover uma reflexão alargada e plural relativamente às questões analisadas nos projetos do CRL, numa perspetiva complementar à  dos membros do Plenário (Parceiros Sociais e Administração Pública). Esta Comissão  reunirá cerca de três a quatro vezes por ano e dará parecer sobre os mencionados relatórios semestrais.

Integram a Comissão Científica para o relatório do Emprego e Formação Profissional de 2023 os seguintes especialistas:             

  • António Figueiredo         
  • Cristina Rodrigues
  • João Cerejeira
  • Francisco Madelino         
  • Mário Caldeira Dias