COMISSÃO CIENTÍFICA
No âmbito do apoio à negociação coletiva, são cometidas ao Centro de Relações Laborais (n.º1, do art. 3.º do DL 189/2012) um conjunto de atribuições, das quais se destaca a elaboração de um relatório anual sobre a evolução da negociação coletiva; o desenvolvimento de estudos sobre negociação coletiva; a instituição de um sistema de recolha de dados, acompanhamento e monitorização da negociação coletiva; a difusão de boas práticas e o apoio à publicação e divulgação de informação relevante em matéria de negociação coletiva.
O relatório anual sobre a evolução da negociação coletiva é elaborado pela sua equipa técnica, apoiada pela coordenação científica de um especialista em negociação coletiva. Para o efeito, será convidado anualmente um professor universitário com experiência relevante nos domínios da negociação coletiva.
Por deliberação do plenário do CRL, foi criada uma Comissão Científica para a Negociação Coletiva, constituída por professores de diferentes universidades portuguesas, especialistas nesta área e presidida pelo Presidente do CRL. Nela participam, ainda, os peritos que colaboram com o CRL na dinamização de projetos específicos, bem como o coordenador executivo e os técnicos do CRL.
Pretende-se com esta Comissão, promover uma reflexão alargada e plural relativamente às questões analisadas nos projetos do CRL, numa perspetiva complementar à dos membros do Plenário (Parceiros Sociais e Administração Pública). Esta Comissão reunirá cerca de três a quatro vezes por ano e dará parecer sobre o relatório anual sobre negociação coletiva.
Integram a Comissão Científica para o relatório da Negociação Coletiva de 2023 os seguintes especialistas:
- António Monteiro Fernandes (Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa)
- João Leal Amado (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra)
- Luís Gonçalves da Silva (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa)
- Miguel Cabrita (ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa)