19/10/2018
VISITA A MADRID À COMISIÓN CONSULTIVA NACIONAL DE CONVÉNIOS COLECTIVOS E AO OBSERVATÓRIO DO SEPE, 08 E 09 DE OUTUBRO 2018

VISITA A MADRID À COMISIÓN CONSULTIVA NACIONAL DE CONVÉNIOS COLECTIVOS E AO OBSERVATÓRIO DO SEPE, 08 E 09 DE OUTUBRO 2018


Nos dias 8 e 9 de outubro de 2018, uma comitiva composta por membros do CRL - o Presidente, António Valadas da Silva, Carlos Alves (da UGT), Ana Vieira (da CCP), Cristina Morais (da CAP), Nuno Biscaya (da CIP), Nuno Bernardo (da CTP), Antonieta Ministro (do GEP), Rui Abreu (da DGERT) e Jorge Pinhal (da ACT) - pela respetiva Coordenadora Executiva, Paula Agapito, por membros da respectiva equipa técnica (Teresa Pina Amaro, Teresa Sabido Costa e Paulo Félix de Oliveira), e pelo Prof. Doutor António Monteiro Fernandes (da Comissão Científica da Negociação Coletiva), deslocou-se a Espanha para reuniões de trabalho com o Observatorio de las Ocupaciones del Servicio Público de Empleo Estatal, a Comisión Consultiva Nacional de Convenios Colectivos e a Dirección General de Trabajo.

A sessão de trabalho com o Observatorio de las Ocupaciones del Servicio Público de Empleo Estatal, permitiu uma interessante troca de experiências e de informação sobre as principais atividades dos dois organismos. Seguiu-se uma reunião de caráter técnico de preparação da publicação “O mercado de trabalho e a mobilidade laboral entre Espanha e Portugal (2008-2017)”, comemorativa do décimo aniversário desta colaboração  e  ao abrigo da qual se tem publicado anualmente um relatório conjunto sobre a caraterização do mercado de trabalho e a mobilidade de trabalhadores verificada entre Portugal e Espanha. (programa anexo)

No segundo dia foi realizada uma jornada de trabalho com a Comisión Consultiva Nacional de Convenios Colectivos (CCNCC) e a Dirección General de Trabajo, onde foi possível apresentar a missão e principais atividades da CCNCC e do CRL, seguida de um intenso debate sobre o modelo espanhol de negociação coletiva e o modelo de negociação colectiva português onde participaram todos os membros do CCNCC e do CRL. Todos os membros consideraram esta sessão informativa, aberta e que permitiu uma importante troca de experiências, quer quanto aos pontos comuns quer quanto às especificidades dos dois organismos tripartidos. Nas conclusões dos trabalhos foi manifestado o interesse em continuar a aprofundar esta troca de experiências. (programa anexo )