10/03/2017
O MERCADO DE TRABALHO E A MOBILIDADE LABORAL ENTRE ESPANHA E PORTUGAL - 2016 (DADOS DE 2015)

O MERCADO DE TRABALHO E A MOBILIDADE LABORAL ENTRE ESPANHA E PORTUGAL - 2016 (DADOS DE 2015)


 Este estudo apresenta um conjunto de dados relativos ao mercado de trabalho e à  mobilidade de trabalhadores verificada entre Portugal e Espanha, durante o ano de 2015.

 A presente análise é fruto de um trabalho conjunto entre o Observatorio de las Ocupaciones do Servicio Público de Empleo do Ministério de Trabajo e Imigrácion de Espanha e o Centro de Relações Laborais do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal e implicou um estudo prévio, com o intuito de harmonização das fontes estatísticas disponíveis em cada um dos países no sentido de encontrar dados que fossem comparáveis. Deste modo, o estudo inclui dados dos Institutos Nacionais de Estatísticas e da Segurança Social bem como dos Serviços Públicos de Emprego.
 O relatório, efetuado pela primeira vez em 2009, tem sido consecutivamente atualizado, desde então. Na realidade, o facto de ser o oitavo ano consecutivo da sua publicação é a prova do excelente dinamismo com que esta cooperação tem prosseguido, apesar das vicissitudes internas de cada organismo, que incluiu a transição entre o então Observatório do Emprego e Formação Profissional e o Centro de Relações Laborais, em Portugal. 
 Neste momento, e com o Centro de Relações Laborais já em pleno funcionamento, pretende-se que esta cooperação se possa aprofundar e diversificar. 
Neste sentido espera-se que este trabalho possa constituir um contributo para a caracterização e dimensionamento dos problemas do mercado de trabalho que ambos os países enfrentam e, consequentemente, para a sua eficaz solução.
 
Consulte o relatório aqui.