29/06/2018
A NEGOCIAÇÃO COLETIVA EM NÚMEROS - 2017

A NEGOCIAÇÃO COLETIVA EM NÚMEROS - 2017


 Já pode consultar neste site a atualização da "Negociação coletiva em números”. Este trabalho recolhe um conjunto de informação numérica, organizada em quadros temáticos, e  analisada no Relatório Anual sobre a Evolução da Negociação Coletiva  de  2017 (e 2016). A informação está organizada em dois ficheiros (formatos: xlsx e pdf), que, em termos globais, correspondem aos capítulos III e IV do mencionado relatório.

 

  • Dados da série “2005-2017 essencialmente de natureza quantitativa, que reproduz e desenvolve o conjunto de quadros apresentados no capitulo III, Dados gerais sobre a negociação coletiva no ano de 2017 e sua evolução nos 12 anos anteriores  

 

  • Dados anuais de 2017 (2016)com a caraterização quantitativa e qualitativa  da negociação coletiva do ano e comparação com o ano anterior,  que corresponde ao capitulo IV, A negociação coletiva em 2017

 

 A análise anual (dados anuais 2017) comporta duas componentes  que se complementam: a primeira dedicada ao tratamento quantitativo do conjunto dos IRCT publicados em 2017, assim como dos trabalhadores potencialmente abrangidos; a segunda  incidindo sobre   a caraterização do conteúdo das convenções coletivas do ano, isto é sobre os vários temas versados nos textos das convenções coletivas, nomeadamente tempos de trabalho, qualificações dos trabalhadores, âmbito e eficácia das convenções.

 Para facilitar a consulta, a informação é catalogada em índice, que permite o acesso automático a cada um dos quadros enumerados, e apoiada num pequeno glossário preparado para o efeito. Mas a sua consulta não dispensa a leitura do Relatório Anual sobre a Evolução da Negociação Coletiva.

 Encontram-se devidamente identificadas  as fontes de informação correspondentes, a fim de permitir que qualquer leitor siga o trilho da informação  disponível nos vários sites consultados (em particular da DGERT e do GEP, do MTSSS) e organize a sua própria pesquisa, a partir da consulta  do site do CRL.