CRL

11/07/2017
Negociação Coletiva em Números - 2016

A NEGOCIAÇÃO COLETIVA EM NÚMEROS - 2016


 Já pode consultar neste site o trabalho "A Negociação coletiva em números”. Este projeto tem como propósito tornar público um conjunto de informação numérica, organizada em quadros temáticos, recolhida e  analisada no Relatório Anual sobre a Evolução da Negociação Coletiva  de  2016 (e 2015). A informação está organizada em dois ficheiros (formatos: xlsx e pdf), que, em termos globais, correspondem aos capítulos III e IV do mencionado relatório.

 

  • Dados da série “2005-2016”, essencialmente de natureza quantitativa, que reproduz e desenvolve o conjunto de quadros apresentados no capitulo III, Dados gerais sobre a negociação coletiva no ano de 2016 e sua evolução nos onze anos anteriores (pags. 36 e ss.);

 

  • Dados anuais de 2016com a caraterização quantitativa e qualitativa  da negociação coletiva do ano,  que corresponde ao capitulo IV, A negociação coletiva em 2016 (pags. 54 e ss.).

 

 A análise anual (dados anuais 2016) comporta duas componentes  que se complementam: a primeira dedicada ao tratamento quantitativo do conjunto dos IRCT publicados em 2016, assim como dos trabalhadores potencialmente abrangidos; a segunda  incidindo sobre   a caraterização do conteúdo das convenções coletivas do ano, isto é sobre os vários temas versados nos textos das convenções coletivas, nomeadamente tempos de trabalho, qualificações dos trabalhadores, âmbito e eficácia das convenções.

 Para facilitar a consulta, a informação é catalogada em índice, que permite o acesso automático a cada um dos quadros enumerados, e apoiada num pequeno glossário preparado para o efeito. Mas a sua consulta não dispensa a leitura do Relatório Anual sobre a Evolução da Negociação Coletiva.

 Encontram-se devidamente identificadas  as fontes de informação correspondentes, a fim de permitir que qualquer leitor siga o trilho da informação  disponível nos vários sites consultados (em particular da DGERT e do GEP, do MTSSS) e organize a sua própria pesquisa, a partir da consulta  do site do CRL.