CRL

23/05/2019

Workshop sobre mobilidade laboral entre Portugal e Espanha


 

 

No passado dia 17 de maio, o Centro de Relações Laborais (CRL) recebeu a visita de uma delegação do Serviço Público de Emprego Estatal (SEPE) de Espanha, no âmbito da comemoração dos 10 anos de realização conjunta do Relatório “O mercado de trabalho e a mobilidade laboral entre Portugal e Espanha (2008-2017)”.

Neste  encontro, decorreu uma reunião entre o plenário do CRL e o SEPE, para debate e troca de experiências, a que se seguiu um workshop sobre a mobilidade laboral entre Portugal e Espanha, presidido pelo Presidente do CRL, Sergio Monte, e encerrado pelo Diretor-Geral do SEPE, Gerardo Gutierrez Ardoy.

O Relatório foi apresentado pela equipa de autores do Relatório, constituída por elementos do SEPE e do CRL, a que se seguiu um debate para análise das questões da mobilidade laboral entre Portugal e Espanha, em particular, no âmbito das regiões transfronteiriças. Na sessão foram também apresentados três projetos EURES transfronteiriços promovidos pelo IEFP, juntamente com uma vasta rede de parceiros locais dos dois países: Norte de Portugal-Galiza; Algarve-Andaluzia e Alentejo-Extremadura.

A publicação anual deste trabalho, a partir de 2009, é fruto de uma profícua colaboração entre as equipas do CRL e o Observatório de las Ocupaciones do SEPE de Espanha e inclui a análise comparada de um conjunto de informação relevante sobre o mercado de trabalho e a mobilidade dos trabalhadores entre os dois países, a partir dos dados do INE, da Segurança Social, dos Serviços Públicos de Emprego e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. A edição comemorativa de 2018 integra, para além dos dados anuais, uma análise da evolução do mercado de trabalho entre 2009 e 2017. Os dados apresentados nestas publicações pressupõe um intenso trabalho de harmonização das diversas fontes estatísticas dos dois países.

Paralelamente, nos últimos dois anos, o CRL  tem vindo a desenvolver ,em colaboração com o projecto EURES Algarve-Andaluzia, um trabalho de recolha e tratamento de informação sobre o mercado de trabalho e sobre os trabalhadores espanhóis no Algarve. Prevê-se para breve  o alargamento desta colaboração a outros projetos EURES. 

Palavras de abertura do presidente do CRL aqui

Galeria de fotografias: