CRL

19/02/2019

DESIGNAÇÃO DO NOVO PRESIDENTE DO CRL


Na reunião do plenário do Centro de Relações Laborais de 18 de fevereiro de 2019, foi designado o novo Presidente do Centro de Relações Laborais, Sérgio Monteiro do Monte, da União Geral de Trabalhadores (UGT), do Grupo das Confederações Sindicais. Sucede ao terceiro Presidente do CRL, António Valadas da Silva, do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), do Grupo dos representantes do Governo Português (Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social). 

A rotação anual da presidência do CRL decorre do próprio Decreto-Lei que criou o CRL e a ordem dessa rotação foi aprovada no seu regulamento interno, aprovado em plenário do CRL e publicado em Diário da República.

No início dos trabalhos do plenário, participou o Senhor Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr. José António Vieira da Silva, que felicitou o novo presidente, Sérgio Monteiro do Monte e manifestou publicamente o apreço pelo trabalho realizado pelo CRL na  presidência de António Valadas da Silva. Sublinhou ainda que a afirmação do CRL, enquanto organismo tripartido, depende muito da relevância do trabalho e a reflexão e debate sobre as questões ligadas à evolução da contratação coletiva e aos modelos de relações laborais, emprego e formação profissional. De resto, a reflexão destas temas tem uma nova centralidade  no âmbito das comemorações do centenário da OIT, sob o tema o Futuro do Trabalho, que decorrem em 2019.