CRL

29/02/2016

O mercado de trabalho e a mobilidade laboral entre Espanha e Portugal - 2014 (Dados de 2013)


Pelo sexto ano consecutivo, publicou-se o relatório "O mercado de trabalho e a mobilidade laboral entre Espanha e Portugal", fruto da cooperação entre o Observatorio de las Ocupaciones del Servicio Público de Empleo Estatal de Espanha e o ex-Observatório do Emprego e Formação Profissional de Portugal, cooperação a que o Centro de Relações Laborais deu continuidade.


Este trabalho apresenta uma visão geral comparada da situação dos mercados laborais em Portugal e em Espanha e analisa a evolução da mobilidade laboral entre os dois países. A sua concretização bem sucedida, exigiu, desde o ano do seu lançamento, em 2009, uma análise aprofundada das fontes estatísticas produzidas nos dois países ibéricos, por forma a garantir a necessária harmonização de indicadores, essencial à apresentação de um conjunto de informação, simultaneamente, relevante e comum. Para o efeito, são utilizados dados dos Serviços Públicos de Emprego, dos Institutos Nacionais de Estatística e da Segurança Social de ambos os países, e do Eurostat.

Na edição de 2014, analisa-se o ano de 2013 e, à semelhança de anos anteriores, constata-se que a crise económica e financeira europeia dos últimos anos, afectou com particular intensidade Portugal e Espanha. Como nota positiva saliente-se o facto de se começar a vislumbrar alguns sintomas de melhorias a partir do final de 2013, na Península, que se espera venham a acentuar-se nos próximos anos.

Fazemos votos para que esta publicação conjunta configure uma contribuição útil e relevante para a monitorização dos problemas que enfrentam os dois países e seja inspiradora para encontrar pistas para a sua solução.

 

Consulte o relatório aqui.